I-A origem e a contextualização histórica da EaD
No final do século XVIII, com o
desenvolvimento do serviço postal na Europa, surgiram as primeiras experiências
de educação por correspondência. Até meados do século XX, esta era a única
forma conhecida de EaD. Por volta de 1950, o ensino a distância passou a ser
influenciado pelos novos meios de comunicação de massa: o rádio e a televisão.
Com a disponibilização de imagem e som, a sala de aula podia ser reproduzida e
enviada para o aluno.
II- Fundamentação Teórica
Com o surgimento da internet, a EaD
passou a despontar como a principal alternativa de comunicação de alunos com o
professor e entre si. Essa comunicação tanto pode ser assíncrona através de
e-mails, como síncrona por meio de chats ou bate-papo em tempo real. No Brasil,
o Telecurso 2000 e o Instituto Universal Brasileiro constituem exemplos dos
mais antigos e respeitados programas de EaD. No Brasil, desde a fundação do
Instituto Rádio Técnico Monitor, em 1939, o hoje Instituto Monitor, depois do Instituto
Universal Brasileiro, em 1941, e o Instituto Padre Reus em1974, várias
experiências de educação à distância foram iniciadas e levadas a termo com
relativo sucesso.
Conceituação da EaD
A
educação a distância é uma modalidade de ensino em que alunos e professores não
estão fisicamente presentes em um ambiente presencial mais que de forma
planejada se obtém ensino-aprendizagem onde o aluno é autônomo onde pode
gerenciar seu próprio aprendizado onde a tecnologia é utilizada para que esse
processo de educação aconteça.
Aspectos da EaD
Separação temporal e corporal de
alunos e professores, tecnologias ajudando o processo, estrutura
organizacional, papel definido para aluno e tutor, possibilidade de uma
aprendizagem mais independente e centrada no aluno.
Números da EaD no Brasil
Segundo esta base de dados coletada,
chegou a 2,2 milhões, só no ano passado, o número de matrículas de brasileiros
em cursos do tipo, o que significa que, em 2006, um em cada oitenta brasileiros
freqüentou um curso a distância, só nas instituições ouvidas pelo ABRAEAD. Já
estão incluídos na conta os alunos de instituições credenciadas pelo Sistema de
Ensino, assim como funcionários de empresas que praticam educação corporativa e
outros projetos regionais escolhidos por critérios de temporalidade e
abrangência.
Papel do professor na EaD
O papel do professor é mediar os saberes coletivos e
motivar em vez de fornecedor direto do conhecimento como na educação
presencial, ministra aula em todos os níveis educacionais.
Papel do aluno na EaD;
O aluno Virtual
precisa ter muita responsabilidade para exercer a autonomia e disciplina para
que o mesmo possa se sentir partícipe de seu aprendizado e motivado a continuar
seus estudos para que possa adquirir subsídios para manter-se no mercado de
trabalho e buscar novos conhecimentos para que se torne bem sucedido na sua
carreira.
Educação presencial/ Educação a Distância
Educação Presencial, alunos e professores se encontram em
um espaço físico a sala de aula e na Educação a Distância pode ter ou não
encontros presenciais mais acontecem com alunos e professores separados
fisicamente no espaço ou no tempo mais podendo estar juntos através das
tecnologias de comunicação.
Construção do conhecimento em EaD
É dada ao aluno a condição de individualmente participar,
interagir com o contexto ao passo que influencia interage com o saber coletivo,
devera participar de forma ativa promovendo a aprendizagem individual e
cooperativa.
III- Gerações da EaD
Primeira geração
Ensino
por correspondência, caracterizada pelo material impresso. Nesta modalidade,
por exemplo, o pioneiro no Brasil é o Instituto Monitor, que, em1939, ofereceu
o primeiro curso por correspondência, de Radio técnico. Em seguida, temos o
Instituto Universal Brasileiro atuando aproximadamente há 40 anos, nesta modalidade
educativa, no país;
Segunda
geração
Teleducação/Telecursos,
com o recurso aos programas radiofônico e televisivo, aulas expositivas, fitas
de vídeo e material impresso. A comunicação síncrona predominou neste período.
Nesta fase, por exemplo, destacaram-se a Telescola, em Portugal, e o Projeto
Minerva, no Brasil;
Terceira geração
Ambientes
interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação, a
comunicação é assíncrona em tempos diferentes e as informações são armazenadas
e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações do
World Wide Web possibilitaram avanços na educação a distância. Hoje os meios
disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico,
weblogs, espaços wiki, ferramentas disponíveis nos ambientes virtuais que possibilitam
interação multidirecional entre alunos e tutores. Amparo
legal para EaD no Brasil;
A Educação a Distância no Brasil foi
normatizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Dezembro de
1996), em Fevereiro de 1998. No caso de cursos de graduação e educação profissional
em nível tecnológico, a instituição interessada deve credenciar-se junto ao
MEC, solicitando, para isto, a autorização para cada curso que pretenda
oferecer. Os programas de mestrado e doutorado na modalidade a
distância, no Brasil, ainda é objeto de regulamentação específica.
IV- Conclusão
A educação a distancia pode não
proporcionar uma relação humana física aluno/professor como na sala de aula,
não gere reações imprevista e imediata e um custo alto para gerar todo suporte
multimídia necessário para realização do curso exigindo conhecimentos
tecnológicos (informática e multimídia), enfrentando alguns obstáculos mesmo
assim essa modalidade oferece a possibilidade de maior disponibilidade de
ritmos de estudo diferenciados, elimina barreiras de espaço e tempo, estimula à
auto-aprendizagem permitindo desenvolvimento pessoal lhe dando maior autonomia,
aquisição de novos conhecimentos.
Ótima publicação. PARABÉNS!
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