Resumo Histórico da EaD



I-A origem e a contextualização histórica da EaD
            No final do século XVIII, com o desenvolvimento do serviço postal na Europa, surgiram as primeiras experiências de educação por correspondência. Até meados do século XX, esta era a única forma conhecida de EaD. Por volta de 1950, o ensino a distância passou a ser influenciado pelos novos meios de comunicação de massa: o rádio e a televisão. Com a disponibilização de imagem e som, a sala de aula podia ser reproduzida e enviada para o aluno.
II- Fundamentação Teórica
            Com o surgimento da internet, a EaD passou a despontar como a principal alternativa de comunicação de alunos com o professor e entre si. Essa comunicação tanto pode ser assíncrona através de e-mails, como síncrona por meio de chats ou bate-papo em tempo real. No Brasil, o Telecurso 2000 e o Instituto Universal Brasileiro constituem exemplos dos mais antigos e respeitados programas de EaD. No Brasil, desde a fundação do Instituto Rádio Técnico Monitor, em 1939, o hoje Instituto Monitor, depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, e o Instituto Padre Reus em1974, várias experiências de educação à distância foram iniciadas e levadas a termo com relativo sucesso.
Conceituação da EaD
            A educação a distância é uma modalidade de ensino em que alunos e professores não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial mais que de forma planejada se obtém ensino-aprendizagem onde o aluno é autônomo onde pode gerenciar seu próprio aprendizado onde a tecnologia é utilizada para que esse processo de educação aconteça.

Aspectos da EaD
            Separação temporal e corporal de alunos e professores, tecnologias ajudando o processo, estrutura organizacional, papel definido para aluno e tutor, possibilidade de uma aprendizagem mais independente e centrada no aluno.

Números da EaD no Brasil
            Segundo esta base de dados coletada, chegou a 2,2 milhões, só no ano passado, o número de matrículas de brasileiros em cursos do tipo, o que significa que, em 2006, um em cada oitenta brasileiros freqüentou um curso a distância, só nas instituições ouvidas pelo ABRAEAD. Já estão incluídos na conta os alunos de instituições credenciadas pelo Sistema de Ensino, assim como funcionários de empresas que praticam educação corporativa e outros projetos regionais escolhidos por critérios de temporalidade e abrangência.
Papel do professor na EaD
            O papel do professor é mediar os saberes coletivos e motivar em vez de fornecedor direto do conhecimento como na educação presencial, ministra aula em todos os níveis educacionais.
Papel do aluno na EaD;
             O aluno Virtual precisa ter muita responsabilidade para exercer a autonomia e disciplina para que o mesmo possa se sentir partícipe de seu aprendizado e motivado a continuar seus estudos para que possa adquirir subsídios para manter-se no mercado de trabalho e buscar novos conhecimentos para que se torne bem sucedido na sua carreira.
Educação presencial/ Educação a Distância
            Educação Presencial, alunos e professores se encontram em um espaço físico a sala de aula e na Educação a Distância pode ter ou não encontros presenciais mais acontecem com alunos e professores separados fisicamente no espaço ou no tempo mais podendo estar juntos através das tecnologias de comunicação.
Construção do conhecimento em EaD
            É dada ao aluno a condição de individualmente participar, interagir com o contexto ao passo que influencia interage com o saber coletivo, devera participar de forma ativa promovendo a aprendizagem individual e cooperativa.
III- Gerações da EaD
Primeira geração
            Ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso. Nesta modalidade, por exemplo, o pioneiro no Brasil é o Instituto Monitor, que, em1939, ofereceu o primeiro curso por correspondência, de Radio técnico. Em seguida, temos o Instituto Universal Brasileiro atuando aproximadamente há 40 anos, nesta modalidade educativa, no país;
Segunda geração
            Teleducação/Telecursos, com o recurso aos programas radiofônico e televisivo, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. A comunicação síncrona predominou neste período. Nesta fase, por exemplo, destacaram-se a Telescola, em Portugal, e o Projeto Minerva, no Brasil;
Terceira geração
            Ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação, a comunicação é assíncrona em tempos diferentes e as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações do World Wide Web possibilitaram avanços na educação a distância. Hoje os meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, weblogs, espaços wiki, ferramentas disponíveis nos ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores. Amparo legal para EaD no Brasil;
            A Educação a Distância no Brasil foi normatizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Dezembro de 1996), em Fevereiro de 1998. No caso de cursos de graduação e educação profissional em nível tecnológico, a instituição interessada deve credenciar-se junto ao MEC, solicitando, para isto, a autorização para cada curso que pretenda oferecer. Os programas de mestrado e doutorado na modalidade a distância, no Brasil, ainda é objeto de regulamentação específica.

IV- Conclusão
            A educação a distancia pode não proporcionar uma relação humana física aluno/professor como na sala de aula, não gere reações imprevista e imediata e um custo alto para gerar todo suporte multimídia necessário para realização do curso exigindo conhecimentos tecnológicos (informática e multimídia), enfrentando alguns obstáculos mesmo assim essa modalidade oferece a possibilidade de maior disponibilidade de ritmos de estudo diferenciados, elimina barreiras de espaço e tempo, estimula à auto-aprendizagem permitindo desenvolvimento pessoal lhe dando maior autonomia, aquisição de novos conhecimentos.

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