A Avaliação na Educação à Distância



         Nos nossos dias observamos que a avaliação na Educação à Distância ao relacionasse com as tecnologias interativas, tem possibilitado atividades educacionais assíncronas quer dizer sem a exigência de presenças físicas de professor e alunos, transformando a sala de aula em um espaço "virtual”. Qualquer que seja o sistema educacional cursos, atividades, alunos, materiais didáticos depende da avaliação, um processo disciplinar, e sistemático. Cada aspecto e tipo de avaliação deve ser parte de um conceito mais amplo de avaliação
     Vemos que com a modalidade à distância no sistema educacional tem proporcionado avaliações mais dinâmicas e interativas é um desafio estudar e desenvolver metodologias a serem empregadas na avaliação à distância e que são vários seus questionamentos, pois as formas inovadoras de avaliação que se adaptem a este modelo são quase inexistentes.
       O que se pode ter como objetivo na avaliação é determinar se os objetivos educacionais foram alcançados é necessário ajustar as intervenções pedagógicas para um melhor aproveitamento da aprendizagem e previamente tem que se avaliar o conjunto de informações que o aluno já tem do assunto e a bagagem do aluno é possível saber qual intervenção será utilizado para melhor atender o aluno a avaliação final somativa é capaz de abordar com êxito a aprendizagem adquirida em outros conteúdos relacionados e se será capaz de exercer determinada função
    A intervenção do tutor precisam se modificar de acordo com a evolução do processo educativo e com as novas necessidades do aluno. Além disso, torna se importante a avaliação formativa: Instrumento diferenciado onde garante segurança no ato de avaliar, garante autenticação dos materiais produzidos como respostas e textos produzidos, sabem que a avaliação é um resultado de objetivos educacionais e são decorrentes posturas e escolhas metodológicas, assim os fins educativos determinam o tipo de avaliação a ser feita de acordo com o que foi planejado para ser adquirido como conhecimento, poderá ser adotado diferentes estratégias para atender cursos com abordagens diversas, as atividades propostas deverão depender dos focos dos cursos em questão serão focado conteúdo ou nas interações, darão prioridade individual ou coletiva, seja qualquer que for a forma da avaliação devemos ressaltar sempre a sua importância em todo tipo e percurso educativo.
      Na medida em que se vai adquirindo novos conhecimentos se evolui as necessidades dos alunos se modificam no decorrer desse processo educativo por isso a avaliação formativa é indispensável assim como a intervenção do tutor para que possa conduzir esse processo de aprendizagem, pois na educação à distância esse acompanhamento tornou-se um instrumento diferencial para ajudar na construção da aprendizagem de forma bem significativa sendo importante para garantir os professores segurança no ato de avaliar já que permiti conhecer o caminho percorrido pelo aluno, procurar identificar o nível de cada aluno a produzir seus textos e resposta através de uma avaliação continua com o objetivo de melhorar a pratica de aprendizagem do mesmo, sendo assim regulando a ação pedagógica.

    Em virtude de tantas observações praticadas vê-se que o ensino no Brasil esta em transformação prova disso a educação a distância, a nova LDB determina que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo atual e as dimensões fundamentais de cidadania e do trabalho. Sabe-se que a avaliação em educação a distância ainda é um termo bastante discutido nos nossos dias. Pois qualidade das avaliações de ensino-aprendizagem à distância é preciso abertura para aprender a lidar com o que ainda não se sabe, e maturidade para mostrar o que não está bem.        
     Usar a avaliação para melhorar o que está sendo feito, e construir e sistematizar o que está sendo alcançado é essencial, sendo assim o trabalho do docente não se reduz a mera transmissão de conhecimentos, mas a um processo simultâneo de transmissão/assimilação ativa, onde o professor intervém, trazendo um conhecimento sistemático no qual o aluno é capaz de reelaborá-lo criticamente com os recursos que traz para situação de aprendizagem.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário